sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Novidade no futebol brasileiro

O jogador do seu time comete uma falta mais dura no adversário. O árbitro se aproxima dele e se prepara para mostrar o cartão. A partir deste ano, essa história poderá ter um final a mais. Além do amarelo e do vermelho, entra em cena o cartão laranja - que não apenas adverte nem expulsa definitivamente.

A novidade, que excluiria o jogador da partida por alguns minutos, será votada neste sábado pela International Board, na Irlanda do Norte, em reunião a partir de 6h30m (de Brasília). Se for aprovada, será a primeira grande mudança nas regras do futebol depois de nove anos. Outras propostas serão votadas. O intervalo de 20 minutos, a quarta substituição em caso de prorrogação e o direito do treinador de permanecer na área técnica são outros destaques (confira no infográfico abaixo).


Jogadores condenam cartão laranja

Arnaldo Cézar Coelho, comentarista da TV Globo, diz que as principais mudanças em pauta receberão o aval da International Board. Ele gosta das novidades e elege o cartão laranja como a mais curiosa. Mas é justamente a que promete causar mais polêmica entre os jogadores.

O botafoguense Reinaldo condena o cartão laranja: 'Sem chance de isso dar certo'
- É desnecessário - sentenciou Leo Moura, lateral do Flamengo.

O atacante Reinaldo, do Botafogo, foi mais veemente:

- Sem chance de isso dar certo. Os cartões amarelo e vermelho existem há muito tempo no futebol, e esse terceiro cartão tem mais a ver com outras modalidades.

Se os boleiros daqui estão reticentes quanto à novidade, o futebol italiano está aberto a ela. O ex-juiz Pierluigi Collina, atual chefe de comissão de arbitragem, afirmou que o país topa servir como cobaia para a experiência.

As mudanças que forem aprovadas passam a valer a partir de 1º de julho.


OUTRAS PROPOSTAS QUE SERÃO VOTADAS
*
Os jogos em grama artificial precisariam do selo da Fifa Quality Concept for Football Turf. Ele se chama atualmente Quality Concept for Artificial Turf.
* Se o jogador usar uma fita sobre o meião (para prender a caneleira, por exemplo), ambos teriam de ser da mesma cor.
* Seria incluída na regra o que já era uma determinação: o jogador que deixar o campo sem autorização do árbitro será considerado, para fins de impedimento, como estando na linha de fundo ou linha lateral.
* Atualmente, um time já precisa excluir um ou mais jogadores para igualar o número do adversário na disputa por pênaltis. Entraria na regra que o jogador a ser excluído não pode ser o goleiro.

E a paradinha?

Polêmica no futebol brasileiro, mas não no europeu, a paradinha em cobranças de pênalti não entrou em pauta na reunião deste sábado na Irlanda do Norte.

- O europeu se acha dono do futebol e não liga para a América do Sul. É porque nunca aconteceu uma paradinha ou uma "paradona" lá. Mas a Confederação Sul-Americana já instruiu os árbitros a mandarem voltar a cobrança de pênalti nesses casos - disse Arnaldo Cézar Coelho, que tem o blog


http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Selecao_Brasileira/0,,MUL1019522-15071,00-CARTAO+LARANJA+E+OUTRAS+NOVIDADES+PODEM+INVADIR+O+FUTEBOL+NESTE+ANO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário